segunda-feira, 5 de março de 2012

ALCANÇANDO OS RIBEIRINHOS DA AMAZÔNIA - Ajude-nos, junte-se a nós!



OS RIBEIRINHOS DA AMAZÔNIA... ...não podem mais viver à margem do Evangelho!

Quem são os ribeirinhos?
  • Pessoas que vivem em áreas isoladas da bacia amazônica, às margens de rios e lagos. Esta região é conhecida por interior;
  • Alto índice de analfabetos;
  • Subsistem da caça, pesca e produção de farinha e banana, e do garimpo;
  • Não há hospitais ou médicos, e para a grande maioria o socorro mais próximo fica a dias de distância;
  • Muitos são afligidos por malária, dengue e hipertensão, o que se agrava por terem uma alimentação baseada quase que exclusivamente de peixe e farinha;
  • Sua religião é uma mistura de catolicismo romano e tradições supersticiosas;
  • A maior fonte de lazer são os festejos religiosos, os quais são marcados pelo consumo de bebidas alcoólicas, brigas, prostituição e até mortes. Esses eventos escravizam comunidades inteiras.




O que temos feito?

Chegamos aqui em 1992 e de lá para cá...
  • Evangelizamos comunidades dentro dos lagos;
  • Discipulamos os evangelizados;
  • Liderança capacitada;
  • Estabelecimento de igrejas locais;
  • Motivado a construção de templos;
  • Construção de barcos para transportes e moradias;
  • Realização de projetos missionários no período de férias em parceria com igrejas e outras organizações missionárias, como Asas de Socorro e Holiness



Como fazemos?

A região é vasta e envolve dias de viagem de barco para se chegar até o povo. Sendo assim, esses barcos nos servem tanto de transporte como de moradia.
De acordo com as necessidades dos ribeirinhos, não apenas no âmbito espiritual mas também físico, temos desenvolvido projetos de alcance social, que além de cooperar com as comunidades, tem aberto portas para a pregação do Evangelho.
São alguns desses projetos:
  • Aulas de Alfabetização;
  • Curso de Corte e Costura;
  • Noções Básicas de Saúde e Higiene;
  • Assistência Médica e Odontológica.


Desafiamos você a:

1 - Envolver-se em oração:
Suas orações podem fazer uma grande diferença na vida dos missionários e daqueles que estão sendo alcançados. Pague este preço conosco e assim participe diretamente na obra!

2 - Envolver-se financeiramente: 
A obra missionária necessita de recurso financeiro.

3 - Ser um Missionário!
Os dons e talentos que Deus tem dado a você podem ser instrumentos para a expansão do Reino.
Você é Professor? Marceneiro? Costureira? Cabeleireiro? Médico? Há algo em sua vida que pode abençoar outros?

Deus conta com você!
Qual é a sua resposta?
Com você... muito mais podemos fazer!

MIB
Missão Interior do Brasil
Caixa Postal 02
CEP 69800-000 - Humaitá - AM

E-MAIL: mibmissao@hotmail.com


BANCO BRADESCO
Agência 3713-3
Conta 2.728-6

MIB é uma missão evangélica não-denominacional que trabalha em cooperação e parceria com as igrejas e outras organizações missionárias. Evangelizamos e discipulamos o povo isolado na bacia amazônica com a finalidade de implantar igrejas com liderança local.

MISSÃO INTERIOR DO BRASIL - Quem somos



MISSÃO INTERIOR DO BRASIL 

      Missão Interior do Brasil - MIB é uma missão localizada em Humaitá-AM, as margens do Rio Madeira. A visão desta missão é evangelizar e discipular os carentes nesta região remota. O meio de transporte é através de barcos, tanto barco grande para acomodar as equipes por períodos prolongados, como barcos pequenos para atravessar igarapés rasos que alimenta o tributário principal. Estes igarapés geralmente têm seu fim em grande lagos onde se encontram comunidades de pessoas, cujo nome é “ribeirinho”Esta região se refere como o "interior".

      A missão foi fundada por missionários norte-americanos, e desenvolvida através do Pr. Stanley e Rebecca Abrahamson, casal que em 1994, com seus dois filhos e duas outras famílias brasileiras, fez sua primeira viagem de barco ao interior. Foi a primeira de várias viagens que continua até hoje, e com a benção de Deus, até a volta dEle.

      A ênfase principal da MIB é evangelizar e discipular, tendo como alvo a implantação de Igreja. Isto é um desafio devido a vários fatores. Primeiro, um alto índice de analfabetismo entre os ribeirinhos. Segundo, a dificuldade de acesso ao povo. A viagem pode durar vários dias antes que se chegue aos lagos. Terceiro, uma forte resistência por parte da igreja católica. Quarto, as condições extremas, como o calor intenso, inúmeros insetos e alguns até venenosos. Finalmente, em função do caráter do ministério, existem muitos ataques e batalhas espirituais. Isso é manifesto de várias maneiras: perseguições, doenças e até desânimo entre os missionários por falta de sustento pessoal. Por causa do problema do analfabetismo, leva muito tempo para ensinar as doutrinas bíblicas sã em um nível que o ribeirinho possa entender. Apesar de tudo isso, igrejas estão sendo estabelecidas e os novos convertidos estão crescendo em entendimento espiritual.

      Para que o caráter espiritual seja um sucesso, é necessário ter uma estrutura forte de apoio na base. Os barcos precisam de manutenção constante e igrejas flutuantes têm que ser construídas para acomodar as congregações crescentes.  O estilo de vida no interior é tipo acampamento, sem eletricidade ou água potável, fora a que está sendo levada nos barcos, então quando é possível, poço artesiano são furados.  O pessoal na base em Humaitá trabalha constantemente na renovação do material ensinado, tanto para os crentes no interior como para orientar os novos obreiros que estão chegando, para que todos saibam o que já foi passado para os irmãos, e o que ainda falta ser ensinado.
      A Missão Interior do Brasil trabalha em cooperação com outras missões para a expansão do Reino, como “Teen Missions” que faz construções (incluindo igrejas flutuantes); missão ALEM, que evangeliza e distribui rádios solares fixados na emissora HCJB (evangélica); e Asas de Socorro, que traz equipes de médicos e dentistas brasileiros para atender os ribeirinhos. Também o Movimento Conte Comigo, da Igreja Holiness, tem auxiliado a MIB nas áreas educativa, médica e odontológica. Finalmente, temos um projeto de alfabetização, com ênfase nos jovens e adultos. Assim ajudamos nossos irmãos a lerem  melhor a Palavra de Deus.

      Outro projeto que tem potencial é usar hidroaviões com Asas de Socorro para facilitar a mobilização nos lugares mais distantes durante o período de abrir novos trabalhos, e depois fazer visitas rápidas. Também será útil para fazer pesquisas. Um projeto assim precisará de mais sustento financeiro para ser realizado, mas irá melhorar a habilidade da MIB em ter acesso a região.


      Um pedido de oração é que Deus levante uma liderança forte entre o povo ribeirinho. Devido às circunstâncias difíceis para viver no interior, o local não tem muita atração, então falta pastores para dá continuidade aos ensinos. O resultado desta situação é que todo o discipulado cai sobre os missionários e líderes locais que ainda estão amadurecendo na sua fé. Outro pedido de oração é que a igreja se envolva mais com missões. MIB espera que as igrejas respondam, tanto apoiando missionários na parte financeira como mandando novos missionários para o campo.

      Enfim, a Missão Interior do Brasil abrange três áreas específicas, com a finalidade de implantar a Igreja: evangelismo, discipulado e assistência social. Seus projetos incluem construção de barcos e igrejas; programas de alfabetização, equipes médico-odontológicas e reciclagem para capacitação dos missionários da MIB, para que o maior número de pessoas possível seja levado a Cristo Jesus.                                 
Brasil os ribeirinhos também carecem de Jesus! 

      Nessa implantação de igreja, iniciamos com a seleção. Aqui, temos como objetivo selecionar o povo a ser alcançado e delimitar a nossa área de atuação, definindo o prazo para a conclusão do trabalho. Quando temos isso definido passamos para o seguinte.  

   Trata-se do pré-evangelismo. Nesse ponto, começamos a nossa atuação junto ao povo da área selecionada, fazendo contatos e relacionamentos através de visitas informais com o objetivo de conhecer, assim, as suas necessidades e sua cosmo-visão. Uma vez que isso é feito, avançamos no plano.

      Partimos para o evangelismo em si. É quando entramos com a apresentação do Evangelho às pessoas contatadas e quando acontecem as conversões; começamos com o trabalho de discipulado dos novos convertidos, para congregá-los e confirmá-los na fé. Quando isso é concluído, passamos para próxima etapa.

      A fase da demonstração é quando passamos a separar uma liderança para um treinamento específico e avançado, para que seja atuante no desenvolvimento da congregação, sendo assim supervisionada.

      E, finalmente, a implantação da congregação. Passamos então à delegação dos irmãos recomendados e à consagração dos mesmos. Nesse ponto, a congregação já estará atuando  junto à comunidade. Quando o plano estiver concluído já estaremos prontos para iniciar o trabalho em um novo lago.

      Esse é o plano que estamos seguindo para a implantação da igreja nos três lagos onde trabalhamos Carapanatuba, Baetas e Uruapiara. 
      Estamos trabalhando para concluir a implantação e assim começar uma nova implantação em outra região amazônica no Rio Juruá.
  Stanley M. Abrahamson
        Presidente-MIB